No mundo das joias uma palavra muito usada é “Zircônia”. Mas, você, sabe o que são as Zircônias?

Muitas vezes ficamos admirados com a beleza estonteante das joias e suas composições.

Isso se dá pois, além do acabamento, as peças possuem materiais de excelente qualidade e a Zircônia é um exemplo desses materiais!

 

Leia os próximos parágrafos e aprenda mais sobre essa criação incrível!

 

O QUE SÃO AS ZIRCÔNIAS?

Zircônia é um nome que está relacionado com dois elementos diferentes:

O primeiro é um mineral natural que, quando encontrado, aparece geralmente na forma de cristais monoclínicos (sistema cristalino caracterizado por 3 eixos cristalográficos de comprimentos diferentes).

O outro é uma gema produzida em laboratório em sistema cúbico (3 eixos cristalográficos de comprimentos iguais e perpendiculares entre si) e, por isso, chamada Zircônia cúbica, usada em vários modelos de joias ao redor do mundo.

Também é considerada, desde 1976, como a melhor imitação do diamante em questões gemológicas.

 

Variações da Zircônia

Por ser incolor, a Zircônia é ainda mais parecida com o diamante por conta do efeito de pedra translúcida. Porém, pode ser fabricada também na cor de qualquer outra gema. Essa sem dúvida é uma das vantagens das gemas sintéticas: as possibilidades são muitas e a produção é rápida.

 

Diferenças entre as Zircônias e os Diamantes.

A primeira e principal diferença é: os diamantes são pedras preciosas e a zircônia é um mineral produzido em laboratório.

 

Além disso, as Zircônias podem ser criadas de forma rápida e também seguindo um modelo ou proposta.

Sobre os diamantes, são encontrados na natureza, portanto um mineral natural, possuem imperfeições e cores amareladas e além disso, pode demorar muito tempo até que se encontre a pedra.

A dureza também é um ponto a se observar: o diamante é conhecido por ser a pedra com maior dureza. Ele possui 10 na escala de dureza Mohs.

Já a Zircônia possui 8,5 em dureza dentro dessa mesma escala, sendo assim considerada uma pedra bem dura também, embora não atinja a marca máxima.

 

Preço.

Aqui é onde o público consegue diferenciar de forma mais fácil as pedras: o diamante custa milhares de dólares por quilate. Enquanto a Zircônia, dependendo dos critérios de classificação, custa apenas dezenas de dólares.

Com isso, a gema sintética se torna muito mais acessível.

O interessante é: devido ao custo da Zircônia, é possível criar várias combinações com as cores e modelos da moda. Um exemplo é o brinco pizza e anel chuveirinho, que tem sua confecção à base de diversas pedras e podem ser muito coloridos.